19ª EDIÇÃO | 100% ONLINE

Um bom comunicador constrói-se. saiba como

ARRANCA 14 DE JANEIRO | INSCRIÇÕES ABERTAS

O que é a Academia
Fale Menos Comunique Mais?

A Academia Fale Menos Comunique Mais é uma academia de formação e treino individual que dura 90 dias e que assenta na premissa de que um bom comunicador constrói-se, com treino e persistência. Consiste em três meses de sessões individuais, duas sessões conjuntas, conteúdos vídeo e acompanhamento regular dos formadores da equipa, tendo em conta os objetivos que pretende alcançar.

 

Acreditamos que para melhorar a forma como comunica deve passar por três fases: Organizar, Colorir e Entregar.

4,9 – Avaliação média global

PORQUÊ FREQUENTAR ESTA ACADEMIA?

Sessões individuais com acompanhamento personalizado e feedback constante por uma equipa de formadores certificados e com vasta experiências na área da comunicação

Modelo híbrido, com conteúdos video, sessões individuais síncronas e desenvolvimento de trabalho autónomo

Material de apoio que sintetiza os principais conteúdos de toda a formação e onde pode colocar em prática os conhecimentos adquiridos

Metodologia exclusiva que garante máximo aproveitamento e qualidade da formação

Resultados comprovados pelos mais de 200 formandos que já frequentaram esta academia desde a 1ª edição

Como funciona a Academia?

A Academia consiste em três meses de sessões individuais, duas sessões conjuntas, conteúdos vídeo e acompanhamento regular dos formadores da equipa, tendo em conta os objetivos que pretende alcançar.

 

Durante 90 dias, tem a oportunidade de potenciar os seus pontos fortes e adquirir estratégias para enfrentar os desafios que, até aqui, o impediam de se tornar um grande comunicador.

PROGRAMA DA FORMAÇÃO

O que dizem os participantes das edições anteriores?

FORMADORES

CARLA ROCHA

É apresentadora de rádio, na Renascença e consultora na área de comunicação.  Na sua experiência de quase 30 anos de rádio já esteve à frente de programas líderes de audiência em Portugal, como As 3 da Manhã na Renascença, o Café da Manhã ou o talk show Rocha no Ar na RFM.

É também consultora na área de comunicação, colaborando com empresas nacionais e internacionais onde implementa programas de formação e treino nesta área.

Fundou a empresa Carla Rocha Comunicação, a Academia Fale Menos Comunique Mais e a Academia Fale Menos Influencie Mais, com o objetivo de partilhar técnicas e estratégias de comunicação mais eficaz e influente.

É Curadora do TEDxULisboa e coordenadora do programa Atletas Speakers, desenvolvido pelo Comité Olímpico de Portugal. É licenciada em Ciências da Comunicação e pós-graduada em Gestão de Marketing, Comunicação e Multimédia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão. Tem participado em diversas convenções e formações intensivas de Public Speaking da National Speakers Association, nos Estados Unidos (Filadélfia 2013, San Diego 2014, Washington 2015, Phoenix 2016, Orlando 2017 e Denver 2019).  Completou o curso Princípios de Liderança da Harvard Business School – uma certificação online desenvolvida para mostrar aos líderes como podem potenciar o desempenho das suas equipas.

Colabora atualmente com a Universidade Católica Portuguesa nos Programas de Executivos e tem dado formações e palestras em várias universidades do país.

É autora de dois livros: Fale menos, comunique mais – 10 estratégias para se tornar um grande comunicador e Fale menos, influencie mais.

5 estratégias para ser ouvido e comunicar com influência (Manuscrito editora). Escreveu vários artigos sobre a comunicação que foram publicados em livros e em revistas das mais variadas áreas temáticas.

Fundadora e Mentora da Academia Fale Menos Comunique Mais

Clara Fernandes

Apaixonada pelas potencialidades do ser humano e crente de que em cada um de nós existe um mundo por descobrir e que nos pode tornar num ser humano mais brilhante e inspirador.
Coach, Trainer e Facilitadora certificada em múltiplas metodologias e técnicas em desenvolvimento de competências sociais e comportamentais. Tem uma carreira de 31 anos e uma vasta experiência no mundo corporativo, 15 anos em televisão e 16 anos em Desenvolvimento Humano.

A comunicação e principalmente a não verbal, através da expressão corporal, fazem parte do seu ADN. Durante 13 anos foi estudante de dança clássica e dança moderna, 6 anos na Escola Superior de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa.

Analista Comportamental Certificada em EQ-i2.0 e EQ360, Assessment em Inteligência Emocional (P4Sucess e MSH), Assessment DISC (International DISC Institute), Linguagem Corporal e Deteção da Mentira, MicroExpressões e Gestão do Processo Emocional (EBA, Emotional Business Academy) e Formada em Marketing e Publicidade pelo IADE – Creative University, é formadora sénior certificada, em Portugal (IEFP), em Angola (CENFFOR).

Postura Corporal

Ana Colaço

Contar e ouvir histórias sempre fez parte da sua vida. Ainda antes de se licenciar em Comunicação Social, variante jornalismo, na Universidade Católica Portuguesa, já fazia parte dos quadros da Redação do Grupo Renascença, onde foi jornalista durante 14 anos.

Em 2009, virou a agulha para a animação e abraçou o entretenimento e a produção de grandes ações na RFM. É animadora, produtora e repórter de projetos tão diversificados como Ernestos (Espinho e Campo Pequeno), Estoril Open, Vinho Verde Wine Fest ou a Volvo Ocean Race. É responsável por grandes passatempos como “Que barulho é este, na RFM?”, “Subsídio” e muitos outros

Em 2012 descobriu o maravilhoso mundo das redes sociais e pouco tempo depois levou a sério o relacionamento com a formação.

É formadora da ETIC, para Rádio e Entretenimento desde 2013, entrou no grupo de formadores da Academia em 2017 e em 2021 recebeu a certificação de Professional Coaching Trainer pela ISPC.

Faz ainda parte do Programa Mentoring para alunos da Universidade Católica Portuguesa.

Vive apaixonada pela rádio, adora o mar mas acima de tudo gosta de uma boa conversa e de descobrir novas formas de resolver uma das mais antigas questões do mundo: “como é que eu vou dizer isto?”

Fluidez do Discurso

Tomás Varela Pinto

É produtor de conteúdos especializado na ferramenta de comunicação storytelling. Completou a sua formação académica na Católica Lisbon, com Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas (2013) e Mestrado Internacional com major em Marketing e minor em Empreendedorismo (2016). No decorrer do seu percurso, estudou um semestre na Ivey Business School em London, Canadá (2015).

Iniciou a sua atividade profissional no Marketing de empresas de Bens de Grande Consumo e Turismo & Lazer, tendo sido professor assistente da cadeira de Marketing I na Católica Lisbon (2016-2017). Em 2018 o Tomás lançou a sua marca Tomás VP Storyteller cujo objetivo é aproximar e unir pessoas através do poder das histórias. Durante o ano e meio seguinte, o “storyteller” trabalhou como Copywriter & Gestor de Conteúdos em duas agências criativas. Desde Fevereiro de 2019, o Tomás é formador de comunicação em diferentes organizações, tais como a EDIT. Disruptive Digital Education (criação de conteúdos), Católica Lisbon e Carla Rocha Comunicação (personal branding e storytelling). Paralelamente, tem apoiado distintos projetos de educação orientados para a emancipação das gerações jovens, e para o renascimento das comunidades locais.

Nas sessões de Marca Pessoal e Storytelling da Academia, o Tomás ajuda os formandos a criarem e definirem as fundações das suas marcas, promovendo o autoconhecimento e a gestão harmoniosa das relações profissionais. Neste processo, os participantes serão desafiados a humanizar o seu discurso, potenciando as suas histórias de vida como uma ferramenta de comunicação eficaz.

Marca Pessoal e Storytelling (segundo método ROCHA)

Teresa Martins

Ajudar os outros a comunicar de uma forma clara, objetiva e apelativa tem sido a sua principal motivação, desde que se juntou à equipa da Carla Rocha Comunicação e da Academia Fale Menos Comunique Mais, em 2016. Antes disso, dedicou duas décadas ao jornalismo, tendo passado pela rádio, televisão e por diversos jornais diários e semanários.

Ao longo desses anos, entrevistou centenas de pessoas das mais diferentes áreas e apurou a capacidade de ouvir, fazer as perguntas certas, selecionar o que é importante e passar a mensagem ao público de uma forma objetiva e simples. É focada na organização e estruturação da informação e apologista de que a simplicidade na comunicação não é negociável. Pelo caminho, apaixonou-se pelo Data Storytelling, que é outra forma de simplificar a mensagem (desta vez com dados).

É pós-graduada em Marketing Digital pelo IPAM – Instituto Português de Administração e Marketing e licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa.

Adora conversar, de preferência à volta da mesa, em boa companhia.

Organização da Mensagem

Sofia Almeida Bernardo

Entrou na Comunicação pelo jornalismo e pela produção de conteúdos para a RFM. Descobriu cedo um fascínio especial por pessoas. Foi na formação e consultoria que encontrou o seu lugar: o espaço onde pode interagir com pessoas diferentes, todos os dias.

Consultora e formadora na área da Comunicação com abordagem comercial, a Sofia ajuda pessoas e marcas a construir relações comerciais positivas com clientes. Desmonta cada apresentação comercial para resolver os momentos “trágicos” e revelar os “mágicos”. Ajuda a criar uma comunicação positiva, a destacar benefícios, a resolver objeções, a saber fazer as perguntas certas e a mostrar o valor de cada pessoa, marca ou ideia. Experiente em definição e treino da abordagem comercial, em estratégia de comunicação e promoção e em relações com os media, em ambientes de startups e multinacionais, colabora com Holmes Place, Moiagest, Genius y Meios, DNAtech, Webtexto e ISQ, entre outras marcas.

É pós-graduada em Marketing, Gestão de Redes Sociais e Comunicação Multimédia pelo ISEG e licenciada em Comunicação Social pela Universidade Católica Portuguesa.

Observadora e curiosa por natureza, a Sofia adora viajar e dizem-lhe que gosta de aprender, porque é sempre a última a sair de qualquer visita, na tentativa de ler tudo.

Abordagem Comercial

Ana Margarida Oliveira

Licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em línguas e literaturas modernas (variante Português e Alemão) e pós-graduada na Universidade de Hamburgo, Alemanha, é, sem qualquer equívoco, uma mulher das letras e da escrita.

Foi professora profissionalizada de língua portuguesa, durante 20 anos, no ensino secundário público e é produtora de conteúdos na rádio desde 1990, profissão que desempenhou, por algum tempo, a par da docência.

Tem editados dois romances históricos “Pimenta da Índia”, que aborda duas histórias com um enredo “diferente”, e “Os amores e os desgostos de D. Maria I e D. Maria II”, onde cruza cinco narrativas. Publicou vários livros, na área da não ficção, como “Os descobrimentos portugueses”, “A guerra dos sexos” e “Curiosidades da História de Portugal”, entre outros. Ocupa-se deste tipo de escrita nos intervalos da sua vida alegremente preenchida também por uma família grande… dois filhos, três enteados e muitos sobrinhos.

Atualmente é adjunta do diretor de programação da RFM. É também revisora de texto e criadora de conteúdos escritos, em diversos domínios. Aceitou o desafio da Carla Rocha, desde o primeiro instante, para dar formação na área do correto desempenho da língua em situação de comunicação oral e escrita. É também formadora na utilização de uma linguagem mais assertiva e mais empática.

Português correto, Assertividade e Empatia

Carla Salvador

Em criança divertia-se a observar quem por ela passava e é claro, o que traziam vestido. Imaginava personagens, histórias e por vezes até lhes trocava uma ou outra peça de roupa. Sempre que se cruzava com uma revista de moda ficava horas a fio a observar as imagens e os seus detalhes.

O destino estava traçado. A imagem e o poder de comunicação que a roupa certa traz entraram no seu dia a dia. Cedo descobriu que a imagem comunica e que a peça de roupa certa tem o poder de transformar o mau humor matinal num dia incrível cheio de confiança.

Licenciou-se em Direito. Persuasão e argumentação são competências que traz consigo da área jurídica. Formou-se também em Consultoria de Imagem na Blossom Image Consulting. Tem especializações em Estilo Pessoal e Coloração Pessoal e é membro da Associação Internacional de Consultores de Imagem.

É na Consultoria de Imagem que vê a sua missão de ajudar os outros a persuadir e argumentar com uma imagem que comunica confiança.

Gosta de ensinar, de simplificar e de ajudar a revelar o que de mais bonito cada um tem.

Imagem e Sucesso

Margarida Marques

E se as apresentações deixassem de ser um bicho-de-sete-cabeças?

Esta é a pergunta da Margarida para si, que deseja ser mais natural, empático e eficaz nas suas apresentações.

Atualmente formadora de comunicação, na área das apresentações, acredita que não há bons nem maus apresentadores. Há, sim, quem aposta ou não no desenvolvimento desta competência que designa de slidability (também o nome do seu mais recente projeto).

Licenciada em Ciências da Comunicação, na vertente de Jornalismo, pela FCSH/Universidade Nova de Lisboa, sempre foi curiosa pelo mundo e pelos mundos que moram nos outros.

É com cor e entusiasmo que encara o seu dia-a-dia e é nas interseções que se interroga e cresce como pessoa e profissional. É por isso que as apresentações lhe enchem as medidas. Por serem uma simbiose mágica entre a escrita criativa, o design e o falar em público.

Planeamento e Ensaio da apresentação Final

No final da Academia, terá:

Novas competências de comunicação que o vão ajudar tanto em contexto pessoal como profissional

Melhoria significativa na forma como se expõe em público, melhorando a forma como estrutura e entrega as suas mensagens mais importantes

Preparação necessária para comunicar com muito mais impacto, influenciar positivamente as suas audiências e tornar memoráveis as suas comunicações

SIM, QUERO JUNTAR-ME À ACADEMIA

O valor da formação é de 1.675 euros + IVA por formando*. Inclui:
– 10 sessões de treino individual
– 2 sessões conjuntas
– Acesso à plataforma de e-learning
– 1 kit de boas-vindas com um livro Fale Menos Comunique Mais e um Workbook
– Ferramentas de comunicação exclusivas

*Oferta de curso online “Reuniões remotas_cative como na rádio”, no valor de 275€, para as primeiras 10 inscrições.

Vamos começar!


    DADOS PESSOAIS

    SIM, QUERO JUNTAR-ME À ACADEMIA

    OFERTA EXCLUSIVA

    1.425€ + IVA PARA INSCRIÇÕES FEITAS ATÉ 15 DE AGOSTO

    Após 15 de agosto, o valor da formação será de 1.550 euros + IVA por formando. Inclui:
    – 10 sessões de treino individual
    – 2 sessões conjuntas
    – Acesso à plataforma de e-learning
    – 1 kit de boas-vindas com um livro Fale Menos Comunique Mais e um Workbook
    – Ferramentas de comunicação exclusivas

    Vamos começar!


      DADOS PESSOAIS

      CLIENTES QUE CONFIAM EM NÓS