Mantenha uma boa comunicação com a equipa

Mantenha uma boa comunicação com a equipa

Enquanto líder, uma das principais prioridades num contexto como o atual será manter a sua equipa (bem) informada. É preciso estar especialmente atento a informação credível, factos concretos e relevantes, por oposição a especulações e manchetes alarmistas. Por isso, selecione as suas fontes de informação e analise o contexto antes de agir.

É essencial que a sua equipa se sinta apoiada, orientada e unida. Deixamos-lhe algumas dicas sobre como manter uma boa comunicação com a sua equipa:

>> É importante definir, alinhar e comunicar planos, mesmo quando estes estão em constante mudança. Atualize-os regularmente e destaque as alterações mais relevantes.

>> A comunicação com as equipas deve ser feita em tempo real, para garantir que os colaboradores/clientes/parceiros têm acesso à informação mais atualizada possível.

>> As mensagens devem ser relevantes para quem as recebe: nem todos os colaboradores devem receber todas as mensagens. Selecione e direcione informações relevantes para cada sector/departamento.

>> Fale e escute com empatia: em contexto de crise, é fundamental calçar os sapatos do outro (colaboradores/clientes/parceiros), colocar-se na sua pele e entender as suas dúvidas, receios, frustrações. Não deixe que a pressão e a ansiedade do momento quebrem esta ponte de comunicação com as suas pessoas.

>> Esta é a altura certa para pôr em prática as suas melhores competências relacionais e interpessoais, mesmo que à distância. Mostre como é possível atuar num contexto de pressão com decência, civismo e honestidade, preservando a dignidade dos interlocutores.

>> Pense à frente: mais do que nunca a sua equipa precisa de sentir que, apesar do embate, há planos e ações concretas a serem tomadas. Seja claro nos “próximos passos” que apresenta à sua equipa e indique-lhes concretamente como podem ajudar.

Quanto a si, que tem esta enorme responsabilidade de gerir equipas, respire fundo, faça uma pausa e recentre-se antes de comunicar com as suas pessoas. A ansiedade, o stress e o alarmismo também são contagiosos. Proteja também a sua equipa deste problema.