Os desafios da comunicação remota

Os desafios da comunicação remota

A comunicação remota veio para ficar. Ainda que aos poucos voltemos às reuniões e apresentações presenciais, o remoto já entrou nas rotinas das empresas e hoje fazer uma reunião via Zoom, Teams, Skype ou outra plataforma é tão frequente como enviar um email ou fazer um telefonema.

O remoto traz, contudo, alguns desafios que devemos ter em conta, se queremos comunicar com impacto e fazer com que a nossa mensagem perdure.

Aposte na simplicidade e clareza de ideias: use frases curtas, dê apenas informação necessária e relevante, seja breve e objetivo;

Promova a interação com a audiência: pense de forma estratégica em momentos de interação; lance perguntas, peça a alguém que partilhe a sua experiência ou dê a sua opinião, recorra às ferramentas que a plataforma lhe proporciona (chat, sondagem…);

Quebre o padrão: evite estar muito tempo no mesmo registo a partilhar o mesmo tipo de informação; de 5 em 5 min introduza algo diferente que ajude a quebrar a rotina da informação (uma pergunta, uma reflexão pessoal, uma pequena história, uma analogia, um resumo do tópico, etc);

Olhe para a câmara: no remoto, os olhos da sua audiência estão na câmara. É para lá que deve olhar. O contacto visual é um importante regulador da comunicação. Coloque a câmara ao nível do olhar;

Corrija o enquadramento: evite planos de cima para baixo que o fazem curvar-se e olhar para baixo em vez de olhar para a câmara);

Evite fundos falsos (distorcem a sua imagem e distraem);

Gesticule na amplitude adequada (mostrando as mãos mas evitando posicioná-las à frente do rosto);

Utilize a sua voz como ferramenta de comunicação (varie velocidade e volume e acrescente pausas ao seu discurso);

Opte por um tom conversado e evite ler os slides ou entrar num débito excessivo de informação difícil de acompanhar;

Comunicar com eficácia, conseguir ser claro e memorável no remoto exige algum treino e dedicação, mas com pequenas alterações os resultados podem ser surpreendentes.

Na sua próxima videochamada, promova a interação e verá como vai ter uma audiência  mais interessada.