QUEM
SÃO OS
FORMADORES

A equipa de formadores desta academia, para além de credenciados e com experiência na área, são formados pela Carla Rocha segundo o seu método ‘Fale Menos, Comunique Mais’.

Esta é uma equipa dinâmica, eclética e com valências em áreas intimamente ligadas à comunicação tais como técnicas de apresentação, gestão de conflitos e negociação, gestão de redes sociais, storytelling e o uso adequado da língua portuguesa.

 

Conheça esta equipa um pouco melhor:

É apresentadora do programa As 3 da manhã na Renascença com a Joana Marques e a Ana Galvão.

Na sua experiência de quase 30 anos de rádio já esteve à frente de programas líderes de audiência em Portugal, como o Café da Manhã ou o talk show Rocha no ar na RFM. É também consultora na área de comunicação, colaborando com empresas nacionais e internacionais onde implementa programas de formação e treino nesta área.

Fundou a empresa, Carla Rocha Comunicação e a Academia Fale Menos, Comunique Mais, que consiste em 90 dias de treino individual em áreas como organização de mensagem, storytelling, fluidez do discurso, abordagem comercial, português claro, postura corporal e media training.

É Curadora do TEDxULisboa e coordenadora do programa Atletas Speakers, desenvolvido pelo Comité Olímpico de Portugal, em que treina e orienta atletas olímpicos como a Telma Monteiro, Naide Gomes, João Rodrigues, Inês Henriques ou Rui Bragança, ajudando-os a cativar audiências com as suas apresentações em escolas e empresas. É licenciada em Ciências da Comunicação e pós-graduada em Gestão de Marketing, Comunicação e Multimédia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão.

Tem participado em diversas convenções e formações intensivas de public speaking da National Speakers Association nos Estados Unidos (Filadélfia 2013, San Diego 2014, Washington 2015, Phoenix 2016, Orlando 2017 e Denver 2019). Colabora atualmente com a Universidade Católica Portuguesa nos Programas de Executivos e tem dado formações e palestras em várias universidades do país.

É autora de dois livros: Fale menos, comunique mais – 10 estratégias para se tornar um grande comunicador e Fale menos, influencie mais – 5 estratégias para ser ouvido e comunicar com influência (Manuscrito editora). Escreveu vários artigos sobre a comunicação que foram publicados em livros e em revistas das mais variadas áreas temáticas.

Pós-graduada em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos e licenciada em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.

Para além da sua atividade na área da Formação, é Assistente Social na Câmara Municipal de Oeiras, intervindo na definição de políticas sociais locais e junto de indivíduos, famílias e comunidades em situação de fragilidade social.

É autora do blogue Dolce Far Niente e co-autora do livro “As Mulheres não Sabem Estar Caladas”.

É mãe de quatro filhos e {também por isso} perita em mediação de conflitos e técnicas de comunicação.

Jornalista há duas décadas, já passou pela rádio, por jornais diários e semanários, atualmente trabalha na revista Pais e Filhos, onde escreve na esperança de ajudar outros pais na aventura mais atribulada e desafiante que já enfrentou: a parentalidade. Tem dois filhos reguilas que todos os dias testam as suas teorias de comunicação eficaz!

Durante alguns anos, trocou o jornalismo pela assessoria de imprensa (na área da saúde) e aprendeu como é estar no outro lado. Aprendeu a lidar com jornalistas exigentes e com prazos apertados e a passar a mensagem da forma mais apelativa e interessante possível.

É pós-graduada em Marketing Digital pelo IPAM – Instituto Português de Administração e Marketing e licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa. Adora conversar, de preferência à volta da mesa, em boa companhia.

Licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em línguas e literaturas modernas (variante Português e Alemão) e pós-graduada na Universidade de Hamburgo, Alemanha, é, sem qualquer equívoco, uma mulher das letras e da escrita.

Foi professora profissionalizada de língua portuguesa, durante 20 anos, no ensino secundário público e é produtora de conteúdos na rádio desde 1990, profissão que desempenhou, por algum tempo, a par da docência.

Tem editados dois romances históricos “Pimenta da Índia”, que aborda duas histórias com um enredo “diferente”, e “Os amores e os desgostos de D. Maria I e D. Maria II”, onde cruza cinco narrativas. Publicou vários livros, na área da não ficção, como “Os descobrimentos portugueses”, “A guerra dos sexos” e “Curiosidades da História de Portugal”, entre outros. Ocupa-se deste tipo de escrita nos intervalos da sua vida alegremente preenchida também por uma família grande… dois filhos, três enteados e muitos sobrinhos.

Atualmente é adjunta do diretor de programação da RFM. É também revisora de texto e criadora de conteúdos escritos, em diversos domínios. Aceitou o desafio da Carla Rocha, desde o primeiro instante, para dar formação na área do correto desempenho da língua em situação de comunicação oral e escrita. É também formadora em estrutura argumentativa.

Não, não é a Carla Rocha que vocês pensam! Transmontana de gema, esta Carla Rocha rumou ao sul para mergulhar na Ciência Política e, desde cedo, se interessou pela comunicação na política portuguesa. Depois de passar por uma já extinta revista de política como jornalista, ingressou na Câmara de Oeiras no gabinete de Comunicação onde é editora de duas publicações.

Já escreveu quatro livros e está sempre com mais um debaixo de olho para escrever. As redes sociais são parte do seu enfoque porque ‘por lá também passa a vida’. Mas o tempo… o tempo é medido pela disponibilidade que a filha lhe oferece. Faz parte da equipa de formadoras da Carla Rocha e pretende ficar até ser velha.

Licenciada em Comunicação Social, variante jornalismo, pela Universidade Católica Portuguesa, já fazia parte, ainda antes de ter o canudo na mão, dos quadros da Redação do Grupo Renascença, onde foi jornalista durante 14 anos.

Em 2009, virou a agulha para a animação e abraçou o entretenimento e a produção de grandes ações na RFM. É animadora, produtora e repórter de projetos tão diversificados como o Estoril Open, o Vinho Verde Wine Fest ou a Volvo Ocean Race.

Em 2012 descobriu o maravilhoso mundo das redes sociais e desde aí que se virou também para a formação. É formadora da ETIC, para Rádio e Entretenimento desde 2013, e agora está preparada para aceitar o desafio de fazer Air Checks na Academia Fale Menos Comunique Mais. Faz ainda parte do Programa Mentoring para alunos da Universidade Católica.

Vive apaixonada pela rádio, adora o mar mas acima de tudo gosta de uma boa conversa e de descobrir novas formas de resolver uma das mais antigas questões do mundo: “como é que eu vou dizer isto?”

Entrou na Comunicação pelo jornalismo e pela produção de conteúdos para a RFM. Descobriu cedo um fascínio especial por pessoas. Foi na formação e consultoria que encontrou o seu lugar: o espaço onde pode interagir com pessoas diferentes, todos os dias.

Consultora e formadora na área da Comunicação com abordagem comercial, a Sofia ajuda pessoas e marcas a construir relações comerciais positivas com clientes. Desmonta cada apresentação comercial para resolver os momentos “trágicos” e revelar os “mágicos”. Ajuda a criar uma comunicação positiva, a destacar benefícios, a resolver objeções, a saber fazer as perguntas certas e a mostrar o valor de cada pessoa, marca ou ideia.

Experiente em definição e treino da abordagem comercial, em estratégia de comunicação e promoção e em relações com os media, em ambientes de startups e multinacionais, colabora com Holmes Place, Moiagest, Genius y Meios, DNAtech, Webtexto e ISQ, entre outras marcas.

É pós-graduada em Marketing, Gestão de Redes Sociais e Comunicação Multimédia pelo ISEG e licenciada em Comunicação Social pela Universidade Católica Portuguesa.

Observadora e curiosa por natureza, a Sofia adora viajar e dizem-lhe que gosta de aprender, porque é sempre a última a sair de qualquer visita, na tentativa de ler tudo.

É produtor de conteúdos especializado na ferramenta de comunicação storytelling.

Desenvolveu a sua atividade profissional no Marketing de empresas multinacionais e atualmente exerce as funções de copywriter & content manager numa agência de comunicação e marketing digital. Nas formações de branding e storytelling na Academia, o Tomás ajuda os formandos a transmitir os pontos diferenciadores da sua marca de forma emocional e envolvente.

COMUNIQUE, INSPIRE, LIDERE