QUEM
SÃO OS
FORMADORES

A equipa de formadores desta academia, para além de credenciados e com experiência na área, são formados pela Carla Rocha segundo o seu método ‘Fale Menos, Comunique Mais’.

Esta é uma equipa dinâmica, eclética e com valências em áreas intimamente ligadas à comunicação tais como técnicas de apresentação, gestão de conflitos e negociação, gestão de redes sociais, storytelling e o uso adequado da língua portuguesa.

 

Conheça esta equipa um pouco melhor:

É apresentadora do programa As 3 da manhã na Renascença com a Joana Marques e a Ana Galvão.

Na sua experiência de quase 30 anos de rádio já esteve à frente de programas líderes de audiência em Portugal, como o Café da Manhã ou o talk show Rocha no ar na RFM. É também consultora na área de comunicação, colaborando com empresas nacionais e internacionais onde implementa programas de formação e treino nesta área.

Fundou a empresa, Carla Rocha Comunicação e a Academia Fale Menos, Comunique Mais, que consiste em 90 dias de treino individual em áreas como organização de mensagem, storytelling, fluidez do discurso, abordagem comercial, português claro, postura corporal e media training.

É Curadora do TEDxULisboa e coordenadora do programa Atletas Speakers, desenvolvido pelo Comité Olímpico de Portugal, em que treina e orienta atletas olímpicos como a Telma Monteiro, Naide Gomes, João Rodrigues, Inês Henriques ou Rui Bragança, ajudando-os a cativar audiências com as suas apresentações em escolas e empresas. É licenciada em Ciências da Comunicação e pós-graduada em Gestão de Marketing, Comunicação e Multimédia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão.

Tem participado em diversas convenções e formações intensivas de public speaking da National Speakers Association nos Estados Unidos (Filadélfia 2013, San Diego 2014, Washington 2015, Phoenix 2016, Orlando 2017 e Denver 2019). Colabora atualmente com a Universidade Católica Portuguesa nos Programas de Executivos e tem dado formações e palestras em várias universidades do país.

É autora de dois livros: Fale menos, comunique mais – 10 estratégias para se tornar um grande comunicador e Fale menos, influencie mais – 5 estratégias para ser ouvido e comunicar com influência (Manuscrito editora). Escreveu vários artigos sobre a comunicação que foram publicados em livros e em revistas das mais variadas áreas temáticas.

Coach, Analista Comportamental, Trainer e Facilitadora de múltiplas metodologias e técnicas em desenvolvimento humano, tem uma carreira de 31 anos e uma vasta experiência no mundo corporativo, 15 anos em televisão e 16 anos em Desenvolvimento e Formação.
Coloca todo o seu conhecimento e saber ao serviço das equipas e dos seus líderes e centra as suas técnicas no desenvolvimento humano através da aquisição e do desenvolvimento de soft skills, transversais à área comportamental com destaque na Comunicação e Inteligência Emocional. O seu objetivo é fortalecer competências e levar a superar performances na gestão emocional através do desenvolvimento de Inteligência Emocional.
Formada em Marketing e Publicidade pelo IADE – Creative University, é formadora sénior certificada, em Portugal, em Angola e pelas entidades internacionais ECA, ICF, DISC Institute e MSH Assessments.

Jornalista há duas décadas, já passou pela rádio, por jornais diários e semanários, atualmente trabalha na revista Pais e Filhos, onde escreve na esperança de ajudar outros pais na aventura mais atribulada e desafiante que já enfrentou: a parentalidade. Tem dois filhos reguilas que todos os dias testam as suas teorias de comunicação eficaz!

Durante alguns anos, trocou o jornalismo pela assessoria de imprensa (na área da saúde) e aprendeu como é estar no outro lado. Aprendeu a lidar com jornalistas exigentes e com prazos apertados e a passar a mensagem da forma mais apelativa e interessante possível.

É pós-graduada em Marketing Digital pelo IPAM – Instituto Português de Administração e Marketing e licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa. Adora conversar, de preferência à volta da mesa, em boa companhia.

Licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em línguas e literaturas modernas (variante Português e Alemão) e pós-graduada na Universidade de Hamburgo, Alemanha, é, sem qualquer equívoco, uma mulher das letras e da escrita.

Foi professora profissionalizada de língua portuguesa, durante 20 anos, no ensino secundário público e é produtora de conteúdos na rádio desde 1990, profissão que desempenhou, por algum tempo, a par da docência.

Tem editados dois romances históricos “Pimenta da Índia”, que aborda duas histórias com um enredo “diferente”, e “Os amores e os desgostos de D. Maria I e D. Maria II”, onde cruza cinco narrativas. Publicou vários livros, na área da não ficção, como “Os descobrimentos portugueses”, “A guerra dos sexos” e “Curiosidades da História de Portugal”, entre outros. Ocupa-se deste tipo de escrita nos intervalos da sua vida alegremente preenchida também por uma família grande… dois filhos, três enteados e muitos sobrinhos.

Atualmente é adjunta do diretor de programação da RFM. É também revisora de texto e criadora de conteúdos escritos, em diversos domínios. Aceitou o desafio da Carla Rocha, desde o primeiro instante, para dar formação na área do correto desempenho da língua em situação de comunicação oral e escrita. É também formadora em estrutura argumentativa.

Licenciada em Comunicação Social, variante jornalismo, pela Universidade Católica Portuguesa, já fazia parte, ainda antes de ter o canudo na mão, dos quadros da Redação do Grupo Renascença, onde foi jornalista durante 14 anos.

Em 2009, virou a agulha para a animação e abraçou o entretenimento e a produção de grandes ações na RFM. É animadora, produtora e repórter de projetos tão diversificados como o Estoril Open, o Vinho Verde Wine Fest ou a Volvo Ocean Race.

Em 2012 descobriu o maravilhoso mundo das redes sociais e desde aí que se virou também para a formação. É formadora da ETIC, para Rádio e Entretenimento desde 2013, e agora está preparada para aceitar o desafio de fazer Air Checks na Academia Fale Menos Comunique Mais. Faz ainda parte do Programa Mentoring para alunos da Universidade Católica.

Vive apaixonada pela rádio, adora o mar mas acima de tudo gosta de uma boa conversa e de descobrir novas formas de resolver uma das mais antigas questões do mundo: “como é que eu vou dizer isto?”

Entrou na Comunicação pelo jornalismo e pela produção de conteúdos para a RFM. Descobriu cedo um fascínio especial por pessoas. Foi na formação e consultoria que encontrou o seu lugar: o espaço onde pode interagir com pessoas diferentes, todos os dias.

Consultora e formadora na área da Comunicação com abordagem comercial, a Sofia ajuda pessoas e marcas a construir relações comerciais positivas com clientes. Desmonta cada apresentação comercial para resolver os momentos “trágicos” e revelar os “mágicos”. Ajuda a criar uma comunicação positiva, a destacar benefícios, a resolver objeções, a saber fazer as perguntas certas e a mostrar o valor de cada pessoa, marca ou ideia.

Experiente em definição e treino da abordagem comercial, em estratégia de comunicação e promoção e em relações com os media, em ambientes de startups e multinacionais, colabora com Holmes Place, Moiagest, Genius y Meios, DNAtech, Webtexto e ISQ, entre outras marcas.

É pós-graduada em Marketing, Gestão de Redes Sociais e Comunicação Multimédia pelo ISEG e licenciada em Comunicação Social pela Universidade Católica Portuguesa.

Observadora e curiosa por natureza, a Sofia adora viajar e dizem-lhe que gosta de aprender, porque é sempre a última a sair de qualquer visita, na tentativa de ler tudo.

É produtor de conteúdos especializado na ferramenta de comunicação storytelling.

Desenvolveu a sua atividade profissional no Marketing de empresas multinacionais e atualmente exerce as funções de copywriter & content manager numa agência de comunicação e marketing digital. Nas formações de branding e storytelling na Academia, o Tomás ajuda os formandos a transmitir os pontos diferenciadores da sua marca de forma emocional e envolvente.

A Consultoria de Imagem é uma paixão antiga. É através deste conjunto de ferramentas que ajuda outros a projetar a sua verdadeira essência através da imagem.

Afinal, a nossa imagem comunica antes mesmo de conseguirmos entregar a mensagem. Adora questionar, ensinar e descomplicar.

COMUNIQUE, INSPIRE, LIDERE