FOTO SCRIPT FACTORY

PALESTRAS

UMA PALESTRA FEITA DE MOCHILA ÀS COSTAS E COM GPS PARA O MUNDO CORPORATIVO.


PARA FORTALECER A CULTURA ORGANIZACIONAL, MELHORAR O ENGAGEMENT E AJUDAR A RESOLVER CONFLITOS ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO.

 

“As leis butanesas exigem que todos os turistas sejam acompanhados e Sangay partilha as maravilhas do Butão“O rei e a rainha vivem numa casa de madeira normalíssima. Andam na rua e cumprimentam toda a gente”. Já tinha ouvido falar do Rei do Butão e de como a sua liderança é um case study. Sangay continua a descrever o rei como se fosse um familiar: “Às vezes vai a casa das pessoas perguntar se precisam de alguma coisa. Uma vez uma família partilhou que não tinha arroz e o rei foi comprar. Acabaram todos a cozinhar e a almoçar juntos.” 

Carla Rocha, no seu diário de bordo da viagem*

 

Que impacto tem a comunicação no bem-estar das pessoas nos seus locais de trabalho? Esta pergunta levou a Carla Rocha numa viagem de 2 meses pelo mundo.

Esteve em 12 países – da Índia à Austrália, passando pelo Butão e pelo Camboja –, e conversou com dezenas de pessoas: ministros, monges, professores e estudantes, habitantes de comunidades longínquas, um veterano de guerra… A cada conversa ficou claro que, qualquer que seja o contexto, a comunicação é fundamental para estreitar relações.

As aprendizagens que trouxe estão na origem desta palestra, preparada a pensar nos desafios que as organizações enfrentam. 

 

O QUE VAI LEVAR DESTA PALESTRA?

Carla Rocha vai mostrar como é que líderes, gestores e colaboradores podem aplicar princípios de comunicação universais para fortalecer a cultura organizacional, melhorar o engagement das equipas e resolver conflitos.

A comunicação é mais do que uma ferramenta para transmitir informação.  É um superpoder que nos une, fortalece e eleva. E que pode transformar as pessoas e toda a organização.

Ao longo desta palestra, vamos explorar 5 pilares:

 

Resolução de conflitos

Alguns dos países visitados estão ainda a recuperar de confrontos e guerras. Vamos perceber de que forma é que uma comunicação aberta e eficaz ajuda a superar situações adversas. E descobrir como podemos gerir os conflitos nas organizações.

 

– Engagement das equipas

A partir de lições de líderes espirituais, vamos apresentar exemplos de como uma comunicação empática e inclusiva aumenta o envolvimento dos colaboradores.

 

– Cultura organizacional

Quando os valores da empresa são partilhados de forma clara, fortalecem a cultura organizacional. Partimos da realidade de um país que, alinhado com os seus valores, equilibra progresso e tradição e coloca o bem-estar das pessoas em primeiro lugar.

 

– Liderança inspiradora

A bordo de um navio ou à conversa com um veterano de guerra, vários momentos trouxeram insights valiosos sobre como usar a comunicação para inspirar e motivar, com paixão e dedicação.

 

– Tolerância e respeito.

Em muitas comunidades visitadas o respeito é sentido numa perspetiva de cuidado: “Eu respeito-te e por isso quero cuidar ti”. Vamos perceber como podemos imprimir este cuidado nas relações interpessoais nas empresas.

 

No final, um call to action para que os líderes reavaliem as suas estratégias de comunicação, com o propósito de criar um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo.

*Os episódios mais marcantes desta viagem foram partilhados ao longo de 2 meses nas páginas de Instagram e LinkedIn da Carla Rocha e da Carla Rocha Comunicação.

O que dizem os participantes